quarta-feira, 22 de fevereiro de 2012

Smokin' D's BBQ em St. Augustine, Florida



Numa viagem à Flórida feita anos atrás, passamos alguns dias na pitoresca e histórica cidade de St.Augustine, conhecida pelo primeiro assentamento hispânico na América do Norte. 

Fundada em 1565, foi anteriormente visitada por Juan Ponce de León, que entrando em contato com os nativos, descobriu a famosa "Fonte da Juventude", que eram fontes naturais de águas sulfurosas benéficas à saúde, visitadas até hoje.

Ponce de León ao observar a exuberância da flora, batizou o território de La Florida, que se estendia até o norte do Canadá.

Vale muito a pena visitar a cidade, se possível, no mínimo três dias para curtir seus encantos, como o Museu Lightner, Alligator Farm, Flagler College e  se hospedar no Casa Monica Hotel, contruído no século XIX.

Essa cidade fica no litoral nordeste da Flórida, há menos de duas horas de Orlando.

Embora tenhamos visitados restaurantes da cidade o que mais nos marcou foi o surpreendente churrasco típico americano, com suas Ribs suculentas e seus acompanhamentos deliciosos.
                                               

Tocada pela família, são os mais famosos "churrasqueiros"da região.


A famosas Ribs, costelinhas de porco, derretem na boca! 

O molho Barbecue é um segredo guardado à sete chaves, e é deliciosamente picante, doce e salgado ao mesmo tempo.

As Ribs ficam assando de seis a quinze horas, para dar aquele sabor defumado à carne.


Como tudo em St.Augustine, há uma lenda, onde a família consulta diariamente o espírito de um bruxa, que ajuda a adivinhar o quanto de carne eles devem assar.

Esse foi o nosso almoço feito no porta malas da van alugada, pois na época não havia lugar para fazer as refeições no local, era só delivery.


Este é o cardápio, para encher a boca d'água.

Não disse que comemos na van?

110 State Road 206 East St. Augustine, FL 32086


Enjoy it,

Ale

domingo, 19 de fevereiro de 2012

Julice Bolangère



O homem faz e consome pão desde que começou a viver em grupos.

O próprio pão pressupõe a divisão. Não se come um pão inteiro, sempre se divide o pão, compartilhando com quem estiver ao lado!

Os pães fermentados, como conhecemos hoje, foram criados pelos egípcios a mais de cinco mil anos, evoluindo desde então, e moldando-se a muitos povos com seus diversos ingredientes.

Agora chega de história e vamos nos deliciar com os produtos da Julice Boulangère.




Pães, bolos, tortas, biscoitinhos, doces e salgados deliciosos como a quiche de alho poró, valem a visita a esta simpática e charmosa casa em Pinheiros.

Pães artesanais e encantadores preparados muitas vezes pelas próprias mãos da Julice, e também de sua equipe.

O de azeitonas, preferido da minha filha Bia, é uma delícia. Os folhados de amêndoas com creme, adorados pela Mari, são de arrazar!


Há brioches tão delicados e saborosos que dão até pena de serem mordidos. Os meus preferidos são os croissant que derretem na boca.

Adorei o de chocolate com damasco, que mescla o doce com o azedinho da fruta. já o meu marido, ama todos que contém chocolate.


Trago sempre alguns pães para casa, aqueço no forno e me delicio com geleias e queijo fresco.

Essa é uma pequena amostra dos sabores da casa. Ainda faltam muitos para provar e é isso que é divertido, pois sempre que volto, há uma novidade.


Desta vez, fomos atenciosamente encaminhados à mesa pelo simpático Julian, extremamente eficiente ao informar o tempo de nossa prévia espera. Aí vai uma dica... aos sábados, se não tem paciência para esperar, chegue cedo, pois o café da manhã é concorrido.

Espaço Interno
Tomamos o nosso café no local, num jardim repleto de vasos com lavandas e uma jabuticabeira pipocada de frutinhas, tudo muito bucólico e encantador.

Para quem ainda não conhece, não demore a aparecer, e ao levar para casa além dos pães de sua preferência , as geleias são mais uma de suas delícias!

Ale e Julian

Julice e Ale

Rua Deputado Lacerda Franco, 536
Pinheiros- São Paulo- SP
3097-9144


Até a próxima e bom apetite!

Ale

Carline Café


Se bater aquela vontade de tomar um gostoso capuccino e saborear doces encantadores, faça uma visita ao Carline Café, que fica numa aconchegante praça da Vila Nova Conceição.



Capuccino

Pedimos o bolo de maçãs, a tortinha de gianduia e bolo de chocolade,daqueles que deixa saudade.



Tortinha de Limão

Bolo de Chocolate

Bolo de Maças com Nozes



Mas a melhor pedida foi a torta de limão individual, uma delícia! Massa leve e crocante com recheio doce e azedinho na medida certa.

Espaço acolhedor com uma varanda gostosa para tardes e noites de verão.

Quando passear pelo Parque do Ibirapuera, de uma paradinha estratégica por lá e prove algumas de suas gostosuras!

Praça Pereira Coutinho,182
3044-6000

Até a próxima e bom apetite!

Ale

sexta-feira, 17 de fevereiro de 2012

Bráz Pizzaria


Bráz Graúna
Sei que falar de pizza em São Paulo é a mesma coisa que "bater em morto", desculpem a expressão, mas tratando-se da Bráz não podia deixar de registrar a minha satisfação toda vez que me delicio com suas pizzas bem assadas com o melhor corniccione da cidade, sem falar nas matérias primas de primeiríssima qualidade que são usadas em seus recheios!

Sub Maitre Eliédson


Na visita feita no dia 15 de fevereiro, fomos encaminhados à mesa pelo Eliédson, sub-maitre e atendidos cordialmente pelo garçon Alex, uma simpatia.


Pão de Linguiça
Assados no Forno à Lenha


Para começar nossa jornada gastronômica pedimos o famoso Pão de Linguiça da casa, delicioso, mas em sua visita não deixe de provar a imperdível a Burrata, mussarela especial cremosa e servida com corniccione Bráz que é uma massa fininha como biscoito regado com azeite, sal e alecrim! Dos deuses! Há também o Pique-Nique, que são rolinhos de massa fininhos recheados e gratinados com parmesão.

                 



Alex

Vamos então ao que interessa, as famosas redondas. Desta vez fomos de Fosca, uma combinação de molho de tomate, presunto defumado, uma camada generosa de Catupiry e mussarela, e de Caprese, que sobre esse mesmo disco maravilhoso de massa, é feita com uma base de mussarela, fatias de tomate caqui, rodelas de mussarela de búfala, folhas de manjericão e pesto de azeitonas pretas. Esta última, a minha predileta.

Arnaldo, Dedé e Gilmar
Todas elas são deliciosas, agradando aos mais variados paladares, só cuidado com a pizza Maçarico, "que pega fogo mesmo!".

Ale, Gil e Zezito
Não posso esquecer de mencionar o atencioso Gil, passador de Chopp, o João chef do bar e o Sr.Zezito, o barman, um charme!

Gilmar
No forno naquela noite estava o chef Arnaldo e seus ajudantes, Gilmar e Dedé, muito amáveis em explicar todas as minhas dúvidas sobre o tempo de descanso das massas, aliás, feitas em um dia, para usá-las no outro, como abrí-las na espessura correta, e qual é o truque para que elas assem perfeitamente. Eles disseram que depende da temperatura do forno e do tipo de lenha. Lá utilizam a prensada que não deixa fuligem grudada na parte inferior, que altera o sabor das pizzas.




Mais uma vez, muito obrigada pela atenção recebida por toda brigada e pelo excelente jantar.

Até a próxima e bom apetite !

Ale



domingo, 12 de fevereiro de 2012

Aula de Brigadeiros Gourmet - Viandier

Venham aprender a fazer brigadeiros diferentes e deliciosos de café, nutella, paçoca, pistache com flor de laranjeira e frutas do bosque.

Aula de Brigadeiro realizada em 2011


Darei esta aula no Viandier Casa de Gastronomia, no dia 08 de março, às 19:30 hs. O endereço é Rua Lorena, 558, entre a Al. Campinas e Rua Pamplona.

Maiores informações 3057-2987 ou 3887-2943, e ainda no site.



Achados do Bom Retiro

Conheci a culinária judaica quando fui a primeira festa na casa da Dona Clara, tia do meu marido, na época, namorado. Ele, de origem judaica, foi o responsável pela minha iniciação neste mundo gastronômico cheio de simbolismos, sentimentos e delícias.

Pelas inúmeras migrações que sofreram, sua cozinha foi influenciada pelos locais e ingredientes que dispunham, seguindo as leis dietéticas impostas pela religião.

A família judia se concentra em torno de uma mesa e cada ato dentro de uma cozinha judaica está ligado a fortes laços com a religião. A memória culinária judaica tem pelo menos 5.000 anos, sendo que a que mais conheço é a gastronomia dos judeus do leste europeu, mais precisamente poloneses e lituanos, conhecidos como Ashkenazis.

Chalah tamanho família, feita por encomenda na Casa Menorah


Sou apaixonada por vareniques, burekas, chalas, borscht, gefilte fish, arenque com creme de leite, pepino em conserva e o meu predileto, kneidale com caldo reconfortante de galinha caipira.

Poderia escrever muito mais sobre todos esses pratos deliciosos, mas vamos as dicas.

Adoro a Burikita, confeitaria na R. Três Rios, 138 (3227-2654). Vale muito a pena ligar um dia antes para encomendar o Bolo Inglês.

Há também a Casa Búlgara com suas burekas irresistíveis que derretem na boca, adoro todas mas a de queijo me faz salivar. Ela fica na R. Silva Pinto, 356 (3222-9849).

Próxima parada, Casa Menoráh, R. Guarani,114 (3228-6105). Lá você encontrará pães fabulosos como o de Centeio, Chalah Doce e Salgada, Beigale, Pletzale de Cebola e mais uma variedade enorme de produtos, dentre eles os conhecidos biscoitinhos Pro Kafe feitos pela conhecida Stelinha, ideais para o café ou chá da tarde. Mas não saia de lá sem provar a Torta de Ricota com passas e o Osnei Aman, que é uma massa triangular recheada de uvas Santa Isabel e açucar assada. Há um ótimo pastrami e a ricota da marca Roni, muito gostosa, principalmente se você cortar uma fatia de pão de centeio, dar uma tostadinha passar uma generosa camada de geléia e esmigalhar a ricota por cima!

Osnei Aman

Pletzale


Até breve e bom apetite!

segunda-feira, 6 de fevereiro de 2012

Pão de Festa Comida Baiana

O restaurante Pão de Festa, localizado em Moema, na R. Araguari, 84 é um achado da comida baiana em São Paulo.

Comida caseira de verdade, com ambiente simples e acolhedor. É como se você estivesse entrando na casa de um amigo para apreciar um ótimo Acarajé, com a massa de feijão bem batida que confere leveza a iguaria! Só cuidado com o molho delicioso de pimenta, e como eles dizem "quente".

O Bobó de Camarão degustado, no dia 21 de janeiro, estava delicadamente cremoso, muito bem temperado e com o camarão no ponto certo. Coentro na medida para o paladar paulista... Eu aprecio esta erva, mas há quem a odeie!

Só decepcionou o Escondidinho de Carne Seca, faltou mais carinho no tempero... E a carne foi demasiadamente dessalgada, ponto para os hipertensos!

A Caipirinha de Acerola, de Pinga, claro, estava maravilhosa.... Ainda bem que o maridão é que foi dirigindo...

Para arrematar, pedimos os famosos Bolinhos de Estudante, feitos com goma de mandioca, fritinhos na hora e passados no açúcar com canela. Hummm, deu água na boca só de lembrar.... Mas não saia de lá sem experimentar o carro chefe que dá nome ao local, o Pão de Festa, iguaria baiana para o lanche. Consiste em um pão de massa fermentada fofinha fofinha, recheado com creme de queijo e polvilhado com mais um pouquinho de queijo ralado bem fininho.... Uma delícia!

As moquecas também são famosas, mas ainda não as provei.... Quem sabe da próxima vez!!!!

Bom Apetite

Ale
Pudim de Tapioca


Segue de lambuja uma receita fácil de Pudim de Tapioca

Ingredientes:

Tapioca granulada 55 g
Leite morno 250 ml
Leite condensado 300 ml
Leite de coco 100 ml
Manteiga sem sal 15 g
Ovos 3 un
Coco fresco ralado. 60 g
Açucar para o caramelo 200 g

Modo de Preparo:

1. Hidratar a tapioca no leite morno por uma hora.
2. No liquidificador bater ovos,manteiga derretida, leite condensado, a tapioca hidratada e o coco.
3. Caramelizar uma forma de pudim, adicionar a mistura batida e levar ao forno pré aquecido à 160 graus, coberto com papel alumínio em banho maria.
4. Aproximadamente após uma hora, retirar o papel e assar até dourar.
5. Espere esfriar para desenformar!

Espero que gostem !!!