Conheci a culinária judaica quando fui a primeira festa na casa da Dona Clara, tia do meu marido, na época, namorado. Ele, de origem judaica, foi o responsável pela minha iniciação neste mundo gastronômico cheio de simbolismos, sentimentos e delícias.
Pelas inúmeras migrações que sofreram, sua cozinha foi influenciada pelos locais e ingredientes que dispunham, seguindo as leis dietéticas impostas pela religião.
A família judia se concentra em torno de uma mesa e cada ato dentro de uma cozinha judaica está ligado a fortes laços com a religião. A memória culinária judaica tem pelo menos 5.000 anos, sendo que a que mais conheço é a gastronomia dos judeus do leste europeu, mais precisamente poloneses e lituanos, conhecidos como Ashkenazis.
Sou apaixonada por vareniques, burekas, chalas, borscht, gefilte fish, arenque com creme de leite, pepino em conserva e o meu predileto, kneidale com caldo reconfortante de galinha caipira.
Poderia escrever muito mais sobre todos esses pratos deliciosos, mas vamos as dicas.
Adoro a Burikita, confeitaria na R. Três Rios, 138 (3227-2654). Vale muito a pena ligar um dia antes para encomendar o Bolo Inglês.
Há também a Casa Búlgara com suas burekas irresistíveis que derretem na boca, adoro todas mas a de queijo me faz salivar. Ela fica na R. Silva Pinto, 356 (3222-9849).
Próxima parada, Casa Menoráh, R. Guarani,114 (3228-6105). Lá você encontrará pães fabulosos como o de Centeio, Chalah Doce e Salgada, Beigale, Pletzale de Cebola e mais uma variedade enorme de produtos, dentre eles os conhecidos biscoitinhos Pro Kafe feitos pela conhecida Stelinha, ideais para o café ou chá da tarde. Mas não saia de lá sem provar a Torta de Ricota com passas e o Osnei Aman, que é uma massa triangular recheada de uvas Santa Isabel e açucar assada. Há um ótimo pastrami e a ricota da marca Roni, muito gostosa, principalmente se você cortar uma fatia de pão de centeio, dar uma tostadinha passar uma generosa camada de geléia e esmigalhar a ricota por cima!
Osnei Aman |
Pletzale |
Até breve e bom apetite!
Ai que delicia!! Gefiltefish!! Aii adoro comida!! Porem da cozinha judaica so tiz a challah uma vez!! Ate que não ficou mal...
ResponderExcluirTemos que ir la no bom retiro matar a vontade!